Há uma citação muito curiosa na Bíblia Sagrada que diz o seguinte:

“Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás.” (Eclesiastes 11.1)

É uma expressão que só pode ser entendida se trouxermos para a cena, o princípio de que “é um pouco aqui e um pouco ali” (Isaías 28:10) para entendermos do que se trata numa passagem tão estranha para a nossa cultura e sociedade atual. Buscando entendê-la numa pesquisa achamos esta outra passagem entre outras:

“Bem-aventurados vós os que semeais junto a todas as águas” (Isaías 32:20)

No final da pesquisa percebi que a compreensão da passagem é bem simples de se entender, quando se estuda um pouco de geografia e cultura hebraica dos tempos bíblicos.

A vida do agricultor israelense ao tempo da passagem proferida por Salomão e por Isaías é símbolo de pão. Todos os dias o israelita comia pão. Para ter este pão ele precisava ter poças de água e irrigação disponível, muito parecida com as áreas em que se planta arroz, em que muitas águas garantem o abençoado grão.

Quando a semente era semeada junto às águas das poças que se formavam no tempo da chuva ou preservada por mecanismos tecnológicos próprios, a irrigação favorecia a colheita no futuro e por esta razão, sempre havia pão nas mesas da família. As águas são sinônimo de vida e de possibilidade de acolhimento da semente que se transformará em pão.

Durante alguns anos em minha carreira eu lancei meu pão (sementes de naturologia) sobre muitas águas (lugares férteis e com vida). Estive em Juazeiro do Norte e Fortaleza (Ceará), em Belém (Pará) e em Natal (Rio Grande do Norte); interagi com pessoas que se tornaram discípulos da Naturologia Clínica – a legítima Terapia Naturista – muitos destes ex-alunos atuam no mercado de Terapias Naturais e tem algo a dizer sobre o que significou o que semeamos e hoje tem atendido milhares de vidas na experiência deles.

Muitos estão alinhados na AGONAB – Associação Geral da Ordem dos Naturologistas do Brasil.

É uma honra tê-los conhecido e ter compartilhado o que recebemos com muito estudo e devoção acadêmica e clínica!

Aqui apresentamos alguns destes colegas e suas respectivas bancas de atuação.

Desde já agradecemos a participação voluntária e pela consideração!

Paz e bem!

Se desejar ser nosso Parceiro de Indicação – (Nota: Conheça nosso Contrato para Parceria de Indicação!)

VERIDIANO GADELHA

Prof. Veridiano Gadelha, atua em Belém (PA) e outras localidades do Brasil. É Engenheiro Agrônomo, possui entre outras formações: Massoterapia, Quiropraxia e foi participante no Curso que realizamos em Belém (PA) entre os anos 2012-2014. É Naturologista Clínico.

 FRANCISCO DE ASSIS

Prof. Francisco de Assis, atua em Forteleza (CE) e outras localidades do Estado do Ceará. Possui entre outras formações: Massoterapia, Quiropraxia e foi participante no Curso que realizamos em Fortaleza (CE) entre os anos 2005-2007. É Naturologista Clínico.

EDVANDO NOBRE MAIA

Prof. Edvando Nobre Maia, atua em Ibicuitinga (CE) e outras localidades do Brasil. Possui entre outras formações: Medicina (UFPE), diversas Especializações Médicas, tendo atuado por anos no Hospital do Coração da Messejana, na Grande Fortaleza (CE) e foi participante no Curso que realizamos em Fortaleza (CE) entre os anos 2008-2010. É Naturologista Clínico.

KELLY CORDEIRO KIRSCHSTEIN

 

Profª. Kelly Cordeiro Kirschstein, reside na Carolina do Norte (EUA), foi nossa aluna nos anos de 2007-2010. É Naturologista Clínica; foi Presidente e Co-fundadora da Agonab.

PATRÍCIA MAGALHÃES

 

A Srª Patrícia Magalhães, atualmente residente em Garanhuns (PE – Brasil), foi nossa aluna nos anos de 2010-2012. É Naturologista Clínica. Apresenta o seu testemunho acerca do que o Curso de Naturologia trouxe à sua vida e sua família.

Benefícios, Vantagens e Privilégios

Se formos enumerar os grandes benefícios em ser e estar associado à Naturologia Clínica, diríamos que:

1- Há o benefício da saúde pessoal;

2- Há o benefício da compreensão sobre a sua própria condição e em como buscar a melhor qualidade de vida;

3- Há o benefício de poder cuidar dos entes queridos da família com serena razoabilidade com base em conhecimento filosófico, científico, estético, técnico, ético, ecológico, de mercado e compor uma cultura de saúde de alta relevância; e,

4- Há o benefício de reverter cenários de doenças agudas e crônicas com produtos e forças da Natureza que são obviamente as melhores para harmonização do ser humano com o significado do existir.

Agora, se nos lançarmos na análise das vantagens extraordinárias que advém da Naturologia Clínica, poderemos apontar como relevantes:

5- Há a vantagem de se tornar um professor ou técnico que orienta as pessoas a viverem pelo padrão enunciado nos benefícios já listado aqui e isto faz um enorme bem para a vida pessoal;

6- Há a vantagem em poder atuar no mercado de trabalho com consultas particulares ao preço médio de R$200,00 (duzentos reais) e numa banca de 5 atendimentos ao dia, pode significar R$1.000,00 (hum mil reais) ao dia, o que em um mês de vinte (20) dias representa uma receita insofismavelmente extraordinária e animadora;

7- Há a vantagem de se posicionar num mercado que não tem muitos profissionais atuantes, porque é nova e inédita, portanto, quem se apronta com o conhecimento de Naturologia Clínica, sendo sujeito de espírito empreendedor, avançará muito além do simples trabalho e poderá fazer a diferença na vida dos seus clientes;

8- Há a vantagem da ampla introdução no campo intelectual que busca interpretar o significado da vida e as suas dimensões em diversos cenários no plano holístico, indo desde o sentido de ser no íntimo da pessoalidade até a conjuntura contemporânea que nos cerca, partindo de princípios e fatores constitutivos da composição do tecido social e mundial.

E finalmente, se buscarmos definir os privilégios que vislumbramos na constituição da carreira de Naturologista Clínica, diremos que:

9- Há o privilégio de ser participante do movimento pioneiro da medicina natural brasileira em grande escala, especialmente porque a Naturopatia Científica/Naturologia Clínica passou a ser reconhecida em Março de 2017 e a nossa Associação (AGONAB) garante uma excelente oportunidade de apresentação de um grupo de pioneiros nesta metodologia no Brasil;

10- Há o privilégio de estar diante de uma Revolução Humanística de grande alcance social e que atende aos mais elevados anseios do ser humano, que é a saúde equilibrada e em condições de favorecer o indivíduo no melhor de suas capacidades por conta dela;

11- Há o privilégio de estar conectado ao que há de mais avançado em termos de consciência de saúde pública primária, de atenção básica, rigorosamente dentro da legalidade expressa na atualidade e sobretudo, na vanguarda de um sistema que existe desde tempos antigos, desde os dias do Jardim do Éden, onde a saúde natural encontra sua mais remota descrição antropológica; e,

12- Há o privilégio de atuar num método que é efetivamente divino, com o menor custo para as pessoas, congregando o mais elevado resultado sem efeitos colaterais drásticos como se pode perceber na experiência da população com outros expedientes que são muitas vezes mutilatórios e iatrogênicos.

Acreditamos que há bons benefícios, vantagens e privilégios para ser Naturologista Clínico – mas, é claro: há que se buscar um compromisso com estas oportunidades!

Deus nos ajude!